Olá sonhador(a), vou iniciar minhas palavras a você que deseja abrir uma empresa e não tem noção nem por onde começar.

Começo nossa conversa comparando o ato de ser empresário com alguém que deseja fazer um churrasco em casa para os amigos.

Muitos me perguntam “Por onde começar”, e eu lhes digo pelo PLANEJAMENTO, aí vem a primeira barreira, como fazer isso, vou explicar de uma forma que irá visualizar seu sonho em um contexto muito simples.

Meu desejo: Fazer um churrasco para os amigos. Então começo planejando, primeiro que precisamos saber: quantas pessoas virão no churrasco, e em base disso programar o que irei oferecer, o tipo de carne e sua quantidade, as bebidas, carvão, utensílios e diversos apetrechos e o que irei gastar.

Com base nestas informações (Planejamento) saberei como receber meus amigos, ou seja, no mundo dos negócios já tenho noção do público que irei atender e qual produto oferecer aos meus clientes.

Pois bem, com isso em mente começo a entrar em contado com meus amigos, hoje como tudo é mais prático por meio de aplicativos, de forma rápida tenho resposta deles da minha intenção e o que irei fazer para eles. Assim também é nos negócios, a empresa montada, pronta para atender, mas seu cliente precisa saber que seu negócio está pronto para atender.

Mas como chamar esse público, a informatização que estamos passando atualmente é muito fácil entregar suas intenções aos possíveis clientes, podendo ser via Facebook, Instagram, Rede de pesquisas (Google) e outras ferramentas disponíveis.

E começa e chegar seus amigos (segunda parte do planejamento) como irei receber eles, será que inicio o churrasco agora, ou será que espero a grande maioria chegar, nesta hora você precisa conhecer seu Público que vai atender. Seus amigos, certo de que conhece melhor do que ninguém, sabe das manias, e preferências.

E seus futuros clientes você conhece? Pois bem, essa informação é preciosa, tendo em vista que ele entra na sua empresa, que pode ser pessoalmente ou eletronicamente, nesta hora tens que fazer a diferença, mostrar que ali ele será bem atendido, mostrar que na sua empresa será entregue é o melhor… o melhor churrasco, você me entende?

E o churras continua, o carvão a toda brasa, seus amigos felizes, assim como o cliente que está atendendo. Entre boas energias, boas risadas, é entregue seu divino churrasco, e todos te elogiam. Neste momento você se sente bem, feliz, animado, pois todo seu planejamento está dando certo.

Assim também quando seu cliente te elogia, pela entrega do produto ou serviço.

E o churras acaba e todos vão para casa felizes e satisfeitos, pelo excelente churrasco, pelas risadas e momentos inesquecíveis. O que sobra disso, no dia seguinte eles comentando, agradecendo o acolhimento e o excelente churrasco.

Da mesma forma seu cliente, poucos irão te agradecer, mas tens que procurar saber deles, se foi bem atendido, se o produto/serviço que ele comprou se ficou satisfeito. Uma ligação ou uma mensagem via Whatsapp já irá te ajudar a encontrar essa resposta.

Tenha certeza, que entre paródias e a vida real, as coisas são muito parecidas. Seu sonho precisa tomar forma, sua intenção de atender alguém tem que ser sempre da melhor forma, do jeito que seu cliente deseja.

Estou lhe escrevendo esse simples roteiro de um negócio que precisa dar certo, conte comigo sempre que precisar.

 

Leandro Jucá de Lima

Contador da Optcon

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *